Catalogo

ÁREA - ADMINISTRATIVA

ADM 01 – Repactuação, Reajuste e Revisão de Contratos Administrativos 


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo: Ordenadores de Despesas; Membros de Comissões de Licitação; Pregoeiros; Gestores de Contrato; Membros de Equipes Designadas para Fiscalização; Servidores de Auditoria e Controle Interno; Auditores; Assessores e Servidores Públicos Dirigentes.

Objetivos:

  • Capacitar e atualizar os servidores públicos que atuam diretamente com os realinhamentos de preços em aquisições de bens e contratações de serviços para o atendimento das necessidades da Administração Pública.
  • Capacitar os responsáveis pela elaboração das demandas administrativas e das minutas de editais e contratos administrativos.

Conteúdo Programático:

1º Módulo – Apresentação

  •  Princípios constitucionais e legais aplicáveis à Administração Pública em contratações públicas;
  • Legislação aplicável – Art. 37, XXI, da Constituição Federal, Lei nº 8.666/1993, Lei nº 10.520/2002, Decreto nº 3.555/2000, Decreto nº 5.450/2005, Decreto nº 7.892/2013, Instruções Normativas específicas; Orientações Normativas da Advocacia Geral da União; Principais julgados e súmulas do Tribunal de Contas da União sobre manutenção do equilíbrio econômico financeiros dos contratos administrativos.
  • Conceitos: reequilíbrio; revisão; repactuação; realinhamento; recomposição; reajuste; atualização e correção monetária.
  • Teorias aplicáveis à manutenção do equilíbrio econômico financeiro: cláusula rebus sic stantibus x pacta sunt servanda; teoria da imprevisão; teoria do fato do príncipe; teoria do fato da administração; força maior e caso fortuito; interferências imprevistas.

2º Modulo - Procedimentos Internos Preparatórios

Fase interna do procedimento licitatório:

  • Instrução processual- Elaboração da nota técnica (justificativas da contratação);
  •  Exigências legais sobre disponibilidade orçamentária;
  •  Termo de Referência e projeto básico (elementos mínimos);
  •  Planilha de formação de preços;
  •  Bonificações e Despesas Indiretas – BDI;
  •  Pesquisa mercadológica;
  • Minuta de edital e do contrato administrativo – cláusulas afetas à manutenção do equilíbrio econômico financeiro;          
  • Jurisprudência e doutrina relacionadas.

3º Módulo - Formalização da Contratação Administrativa

  •  Aditamentos contratuais;
  •  Termo aditivo;
  •  Apostilamento contratual;
  •  Exigência e dispensa de interregno mínimo;
  •  Alterações quantitativas e qualitativas do objeto contratado;
  •  Pesquisa mercadológica;
  •  Cuidados para evitar “jogo de planilha” em contratos públicos;
  •  Prorrogação de vigência contratual;
  •  Contratos de prestação de serviços de natureza continuada;
  •  Preclusão temporal para o contratado pleitear a repactuação;
  •  Jurisprudência e doutrina relacionadas.

4º Módulo – Gestão de Contrato Administrativo

  • Formalização de contratos administrativos e substituição por instrumentos congêneres;
  • Cláusulas contratuais essenciais;
  • Técnicas de elaboração de minutas contratuais;
  • Irregularidades e nulidades contratuais;
  • Gestão de contratos administrativos;
  • Recebimento do objeto e atesto de execução contratual;
  • Responsabilidades do fiscal / gestor do contrato administrativo;
  • Orientações sobre a aplicação de sanções administrativas;
  • Jurisprudência e doutrina relacionadas.

Pré-requisito: Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, auditoria, administração, planejamento, orçamento, assessoria e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.

Carga Horária: 20 horas.

ADM 02 -Introdução à Gestão de Processos


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo:

Servidores em funções técnicas ou gerenciais interessados em desenvolver as capacidades necessárias para lidar com os problemas que afetam a eficácia dos processos organizacionais e estabelecer as condições necessárias para a melhoria contínua do desempenho organizacional.

Objetivos:

  • Compreender os benefícios da metodologia de gestão de processos aplicada à organização e sua influência na tomada de decisão
  • Conhecer técnicas para identificar, mapear, redesenhar, melhorar e gerir processos de trabalho, que contribuem para o desenvolvimento de uma cultura voltada para a melhoria contínua.

Conteúdo Programático:

1° Módulo - Introdução e conceitos básicos

  • Conceitos relacionados à gestão de processos

2° Módulo - Como gerir e melhorar processos

  •  Critério de priorização
  •  Critérios para mapeamento e modelagem
  •  Os 10 passos para mapear e modelar um processo

3° Módulo - Definir e planejar indicadores estratégicos

  •  Metas S.M.A.R.T
  •  Alicerces da análise de processos

4° Módulo - Ferramentas para gestão de processos

  •  Ciclo PDCA
  •  5W2H
  •  Check-List
  •  Brainstorming
  •  Benchmarking

Carga horária: 20 horas.

 

ADM 03 -  Elaboração de Editais para Aquisições no Setor Público


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo: Servidores da SEFA que desenvolvem atividades de elaboração, análise e aprovação dos documentos obrigatórios que instruem os processos de contratação de bens e serviços no setor público. 

Objetivos:

  • Elaborar editais para aquisições de bens e serviços comuns e complexos, continuados ou não, por preço, por técnica e preço, e por técnica
  • Redigir a minuta do contrato a ser firmado ao término do processo licitatório.

Conteúdo Programático:

  •  Definição e descrição do objeto;
  •  Definição da marca;
  •  A exigência do objeto similar;
  •  Formas de descrição de bens de acordo com as técnicas vigentes e os padrões utilizados no mercado;
  •  Possibilidade de exigência de amostras;
  •  Definição dos quantitativos a economia de escala;
  •  Alterações legalmente permitidas durante a execução do contrato;
  •  A obrigatoriedade do parcelamento do objeto;
  •  A vedação ao fracionamento da despesa;
  •  Conceito de proposta mais vantajosa e proposta de menor preço;
  • Critérios de aceitabilidade dos preços e fixação do preço máximo;
  • Declaração da inexistência de fato superveniente;
  • Exigência de habilitação jurídica, regularidade fiscal, qualificação técnica e qualificação econômica;
  • Julgamento das propostas - critérios objetivos;
  • Definição de preço manifestamente inexequível;
  • Formas de pagamento - possibilidade de utilização de pagamento antecipado;
  • Exigências de garantia - composição com as exigências de capital mínimo ou patrimônio líquido mínimo;
  • Sanções a ser aplicadas ao contrato inadimplente - a desconsideração da personalidade jurídica;
  • Os anexos obrigatórios do Edital;
  • Exame e aprovação pela Consultoria Jurídica;
  • As regras de sustentabilidade ambiental definidas pela IN SLTI/MP 01/2010 e a obrigatoriedade de sua utilização;
  • Margem de preferência para produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras
  • Possível extensão Mercosul
  • Preferências de contratação para ME e EPP - Lei Complementar 123/06

Carga horária: 14 horas

 

ADM 04 - Elaboração de Termos de Referência e Projetos Básicos para Contratação de Bens e Serviços no Setor Público


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo: Servidores  da SEFA que atuem em atividades ou projetos relacionadas  a contratação de bens e serviços.

Objetivo:

  • Elaborar termos de referência e projetos básicos para aquisições de bens e serviços comuns e complexos, continuados ou não, por preço, por técnica e preço, e por técnica.

Conteúdo Programático:

  • Indicação do objeto de forma precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem ou frustrem a competição ou sua realização
  • Justificativa da necessidade da contratação
  • Estimativa do custo, diante de orçamento detalhado, considerando os preços praticados no mercado
  • Definição dos prazos, locais e procedimentos de entrega
  • Prazo de execução do objeto da licitação
  • Cronograma físico-financeiro
  • Deveres do contratado e do contratante
  • Prestação de garantia
  • Procedimentos de fiscalização e gerenciamento do contrato
  • Sanções por inadimplemento

Carga horária: 14 horas

 

ADM 05 - Fundamentos do Pregão Eletrônico


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo: Servidores da SEFA que atuam nas áreas de compras, Comissão Permanente de Licitação (CPL), pregoeiros e logística.

Objetivos:

  • Conduzir processos de pregão eletrônico.
  • Conhecer e aplicar a legislação vigente sobre pregão eletrônico e presencial.
  • Negociar tarefas de compras públicas, dominando aspectos técnicos e comportamentais.

Conteúdo Programático:

  • Conceito de pregão eletrônico e presencial
  • Legislação atual
  • Procedimentos do pregão eletrônico e pregão presencial
  • Negociação
  • Fases do processo licitatório: classificação e habilitação (inversão das fases e desburocratização da habilitação)
  • Vantagens do pregão eletrônico
  • Simulação do pregão eletrônico
  • Aplicação subsidiária da Lei 8.666/93

Carga horária: 14 horas

 

ADM 06 - Fundamentos da Gestão da Logística Pública e Teoria Geral da Licitação


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo: Servidores da SEFA que atuam nos setores de compras e licitações, fiscais e gestores de contratos, ordenadores de despesas e administradores.

Objetivos:

  • Compreender quais as normas que incidem sobre o processo licitatório e a celebração de contratos na Administração
  • Raciocinar à luz dos princípios da Administração, do ordenamento constitucional e infraconstitucional para superar questões controversas em casos concretos
  • Optar pela modalidade e tipo de licitação corretos
  • Obedecer aos requisitos materiais e procedimentais do processo licitatório

Conteúdo Programático:

  • Competência para legislar sobre licitações
  • Quem está obrigado a licitar
  • Princípios da Administração Pública
  • Princípios da licitação
  • Definições na Lei 8.666/93
  • Obras e Serviços, Serviços Técnicos Profissionais Especializados, Compras, Alienações
  • Regimes de execução
  • Modalidades clássicas
  • Pregão
  • Sistema de Registro de Preços
  • Hipóteses de dispensa e inexigibilidade da licitação
  • Habilitação
  • Conteúdo mínimo do edital
  • Tipos de licitação (Menor preço, técnica e preço, melhor técnica)
  • Procedimento e Julgamento
  • Homologação e adjudicação
  • Recursos administrativos
  • Anulação e revogação

Carga horária: 21 horas

 

ADM 07 - Gestão de Materiais


 

Natureza: Curso.

 

Modalidade: Presencial.

Público-alvo: Servidores responsáveis pela aquisição, recebimento, armazenamento e distribuição de materiais de consumo.

Objetivos:

  • Planejar e realizar a aquisição de quantidades e tipos corretos de materiais de consumo, em intervalos de tempo regulares, evitando faltas ou excesso de material;
  • Zelar pelo material adquirido desde seu recebimento até sua distribuição, reduzindo perdas e controlando-o;
  • Sanear regularmente os estoques e dar a melhor destinação aos materiais inservíveis ou cuja alienação seja do interesse da Administração.

Conteúdo Programático:

 

  • Planejamento das aquisições;
  • Material de consumo para suprimento de estoque;
  • Parâmetros de ressuprimento;
  • Material de consumo com destinação específica;
  • Gestão dos estoques;
  • Recebimento dos materiais;
  • Armazenagem dos materiais;
  • Distribuição dos materiais;
  • Transferência de materiais entre almoxarifados;
  • Saneamento dos materiais em estoque;
  • Descarte de materiais de consumo inservíveis;
  • Avaliação e alienação;
  • Formas de alienação;
  • Formas de desfazimento;
  • Inventário;
  • Objetos do inventário;
  • Tipos de inventário físico;
  • Inventário dos materiais de consumo nos almoxarifados.

Carga horária: 28 horas.

ADM 08 - Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo:  Servidores que atuam nos setores de compras e licitações, fiscais e gestores de contratos, ordenadores de despesas e administradores.

Objetivos:

  • Formalizar o contrato administrativo de acordo com as normas aplicáveis.
  • Promover as alterações contratuais necessárias dentro dos limites fixados em lei.
  • Manter o equilíbrio econômico financeiro do contrato ou reequilibrá-lo, conforme o caso.
  • Identificar a conveniência ou obrigação de rescindir ou anular o contrato administrativo.
  • Aplicar sanções administrativas pelo descumprimento do contrato.

Conteúdo Programático:

  • Panorama Geral do Contrato Administrativo;
  • Prerrogativas da Administração;
  • Regimes de Execução dos Contratos Administrativos;
  • Formalização dos Contratos Administrativos;
  • Alterações no Contrato Administrativo;
  • A fiscalização e o gerenciamento do Contrato;
  • Aplicação de sanções administrativas por descumprimento do contrato;
  • Inexecução parcial do contrato;
  • Manutenção do equilíbrio econômico-financeiro;
  • Contratos de Prestação de Serviços contínuos.

Carga horária: 21 h

ÁREA - AUDITORIA

AUD 01 - Auditoria Fiscal Eletrônica


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo:

Auditores fiscais.

Objetivos:

Geral 
Capacitar os auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná a realizarem auditoria fiscal utilizando os arquivos de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Escrituração Fiscal Digital (EFD) gerados através do portal da Receita PR.

Conteúdo Programático:

1) Nivelamento de MS Access (tabelas, importação, vinculação e consultas); 
2) avaliação da qualidade das informações da EFD; 
3) Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Escrituração Fiscal Digital (EFD) - Portal da Receita PR; 
4) conteúdo e layout - arquivos NFe e EFD (extração Portal da Receita PR); 
5) criação de especificações de importação e vinculação e definição tipos de campos adequados; 
6) importação de arquivos para criação de tabelas auxiliares (CFOP de operações de caixa, CFOP de ST (operações de substituição tributária), CFOP de operações que requerem contrapartida); 
7) criação de querys visando a eliminação das NFe canceladas; 
8) criação de querys de NFe de Fiscais de Entrada e Saídas; 
9) criação de querys de registros Fiscais de Entrada e Saídas de EFD e OIE; 
10) mecanismos de pesquisa para localizar documentos/registros; 
11) criação de querys visando detectar documentos fiscais (NFe) sem registro fiscal ou com registro indevido na EFD (ICMS com valor incorreto de créditos de energia e telecom em duplicidade); 
12) criação de querys para auditar operações que requeiram contrapartida (remessa, depósito, simples faturamento); 
13) criação de querys visando realizar auditoria fiscal de levantamento físico quantitativo; 
14) exportação dos resultados para txt, MS Excel e MS Access.

Pré-requisito:  

Atuar na área de Fiscalização, Tributação e Arrecadação Tributária.

Conhecimento em MS Access.

Carga Horária: 14h30min

AUD 02 - Utilização dos Relatórios de Análise Fiscal - RAF


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo:

Auditores fiscais.

Objetivos:

Preparar auditores fiscais para um adequado uso dos Relatórios de Análise Fiscal - RAF.

Conteúdo Programático:

Introdução, como acessar, perfis de acesso. 
RAF Empresa: análise inicial. 
RAF Empresa: auditoria fiscal. 
RAF Empresa: Livros e documentos. 
RAF Estado e RAF Alerta.

Carga Horária: 8 h.

AUD 03 - Formação de Facilitadores para Disseminação de Conhecimentos sobre RAF e Auditoria Fiscal.


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo:

Auditores Fiscais.

Objetivos:

Formar facilitadores para a disseminação de conhecimentos, por intermédio da realização de cursos em sua unidade de lotação, sobre Relatórios de Análise Fiscal e Auditoria Fiscal Eletrônica.

Conteúdo Programático:

Relatório de Análise Fiscal Eletrônica 
Introdução, como acessar, perfis de acesso. 
RAF Empresa: análise inicial. 
RAF Empresa: auditoria fiscal. 
RAF Empresa: Livros e documentos. 
RAF Estado e RAF Alerta. 
Auditoria Fiscal Eletrônica 
Nivelamento de MS Access (tabelas, importação, vinculação e consultas); 
Avaliação da qualidade das informações da EFD; 
Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Escrituração Fiscal Digital (EFD) - Portal da Receita PR; 
Conteúdo e layout - arquivos NFe e EFD (extração Portal da Receita PR); 
Criação de especificações de importação/vinculação e definição tipos de campos adequados; 
Importação de arquivos para criação de tabelas auxiliares (CFOP de operações de caixa, CFOP de ST (operações de substituição tributária), CFOP de operações que requerem contrapartida); 
Criação de queries visando a eliminação das NFe canceladas; 
Criação de queries de NFe de Fiscais de Entrada e Saídas; 
Criação de queries de registros Fiscais de Entrada e Saídas de EFD e OIE; 
Mecanismos de pesquisa para localizar documentos/registros; 
Criação de queries visando detectar documentos fiscais (NFe) sem registro fiscal ou com registro indevido na EFD (ICMS com valor incorreto / créditos de energia e telecom / em duplicidade); 
Criação de queries para auditar operações que requeiram contrapartida (remessa, depósito, simples faturamento); 
Criação de queries visando realizar auditoria fiscal de levantamento físico quantitativo; 
Exportação dos resultados para txt, MS Excel e MS Access.

Carga Horária: 21 h.

ÁREA - CONTABILIDADE

CONT 01 - Contabilizando o Patrimônio


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo: servidores que atuam na área contábil e de controle patrimonial.

Objetivo:

  • Capacitar os participantes quanto ao tratamento que deve ser dado ao patrimônio (reconhecimento, mensuração e evidenciação), principalmente nos aspectos referentes à depreciação, reavaliação, redução ao valor recuperável e desfazimento desses bens, tomando por base o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), e as regras contidas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).

Conteúdo:

  • Demonstrar as formas de reconhecimento, mensuração e evidenciação;
  • Evidenciar o tratamento dado no PCASP;
  • Efetuar os lançamentos contábeis;
  • Evidenciar a adequada situação patrimonial;
  •  Demonstrar como manter controle patrimonial fidedigno.

Pré-requisito:

Atuar na área contábil ou de controle patrimonial do Estado.

Carga horária: 16 horas.

 

CONT 02 - Contabilização dos Fatos Orçamentários


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público alvo: servidores que atuam na área contábil, orçamentária e de controle interno.

Objetivo:

  • Possibilitar o entendimento dos aspectos basilares que norteiam a contabilidade orçamentária aplicada ao setor público, notadamente no que tange aos atos e fatos relacionados ao processo de execução orçamentária, financeira e patrimonial do Estado, por meio de práticas de lançamentos contábeis com base na estrutura do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)

Conteúdo:

  • Aspectos Gerais de Orçamento: Plano Plurianual (PPA), Diretrizes Orçamentárias (LDO) Orçamento Anual (LOA), Funções do Orçamento Público, Princípios Orçamentários, Organização dos Orçamentos, Conceitos básicos sobre orçamento, Ciclo orçamentário;
  •  Contabilidade Orçamentária x Contabilidade Patrimonial: A Contabilidade na Lei no 4.320/1964, Entendendo a Teoria de Fluxos x Estoque, Abrangência dos Estoques, Momento de reconhecimento das variações de estoques, Teoria de Fluxos x Estoque na Contabilidade, A Convivência das três ramificações da Contabilidade: Patrimonial x Financeira x Orçamentária, A Contabilidade Patrimonial no Setor Público, A Contabilidade Financeira no Setor Público, A Contabilidade Orçamentária no Setor Público.
  •  A Contabilidade Orçamentária no PCASP: Estrutura Básica do PCASP, A Convivência dos “Mundos”: Contabilidade x Orçamento, Funcionamento do PCASP, O Controle por Conta Corrente, Acompanhando os Fluxos Financeiros na Contabilidade Orçamentária.
  • Premissas para Registros Contábeis: Metodologia Adotada para Realização dos Registros Contábeis na Entidade de Referência Estrutura Administrativa da Entidade Governamental na qual Ocorrerão os Atos e Fatos Administrativos a Serem Contabilizados, Plano de Contas de Referência Adotado para os Registros Contábeis, Naturezas Orçamentárias de Receita e Despesa, Fontes/Destinações de Recursos, Classificação por Indicador de Resultado Primário, Metodologia de Lançamentos nos Razonetes, Saldos de Abertura dos Órgãos/Entidades do Ente.

 Pré-requisito:

Atuar na área Contábil ou Orçamentária do Estado.

Carga horária: 16 horas.

CONT 03 - Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo: Servidores que atuam nos órgãos de contabilidade e controle interno do Estado.

Objetivo:
• Explicar os principais aspectos relacionados ao encerramento do exercício financeiro e às DCASP exigidas pela Lei Federal nº 4.320/64 e estruturadas conforme o MCASP, de forma que os participantes possam identificar os tópicos centrais no que tange à estrutura, elaboração e análise das demonstrações com fins à tomada de decisões.

Conteúdo:

  • Objetivo das DCASP;
  • Aspectos da “Nova CASP” e impacto nas DCASP;
  • O novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP como indutor das - Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público – DCASP;
  • Registros contábeis típicos do setor público e impactos nas DCASP;
  • Importância das DCASP;
  • Divulgação das DCASP.

Pré-requisito:
Atuar na área Contábil ou no Controle Interno do Estado.

Carga horária: 16 horas.

CONT 04 - Conceitos Básicos de Contabilidade


Natureza: Curso.

Modalidade: A distância

Público Alvo:

Servidores que atuam na Sefa.

Objetivos:

  • Apresentar os conceitos básicos para uma iniciação ao estudo de Contabilidade;
  • Conceituar o Patrimônio e seus componentes;

Compreender o que é a Contabilidade, o seu objeto, a sua finalidade, técnicas e como se dá a escrituração.

Conteúdo Programático:

Patrimônio   

  • Gráfico Patrimonial
  • Investimentos Patrimoniais         
  • Origem de Recurso
  • Equação Patrimonial        

Definição e Aplicação da Contabilidade          

  • Representação Gráfica dos Fatos Contábeis  
  • Débito e Crédito     
  • Contas de Resultado        
  • Método das Partidas Dobradas   
  • Fórmulas de Lançamento

Princípios Fundamentais da Contabilidade    

  • Princípio da Entidade       
  • Princípio da Continuidade          
  • Princípio da Oportunidade          
  • Princípio do Registro Pelo Valor Original         
  • Princípio da Competência
  • Princípio da Prudência     

Plano de Contas    

  • Plano de Contas: Ativo     
  • Plano de Contas: Passivo e Patrimônio Líquido        

Plano de Contas: Contas de Resultado

Carga Horária: 20 horas.

ÁREA - COMPORTAMENTAL

CPT  01 - Administração do Tempo


Natureza: Curso.

Modalidade: A distância.

Público Alvo:

Servidores que atuam na Sefa.

Objetivos:

  • Proporcionar aos servidores a oportunidade de refletir sobre a maneira como aplicam esforços para diferentes ações em sua prática cotidiana, resultando em melhor organização e gestão do tempo.
  • Permitir que os egressos do Curso adotem hábitos e utilizem ferramentas que anulem ou minimizem os desperdiçadores de tempo.

Conteúdo Programático:

·         O tempo.

    • Integração.
    • Um pouco de conversa.

·         Administração do tempo.

    • Mitos sobre administração do tempo.
    • O que é administração do tempo.
    • As três esferas da administração do tempo.
    • Diferença entre urgência, importância e prioridade.

·         Como gerenciar o seu tempo.

    • Mudanças de hábitos.
    • Objetivos.
    • Metas.
    • Dicas importantes para aproveitamento eficaz do tempo:

Lista mestra, agenda, recomendações

Carga Horária: 10 horas.

CPT 02 - Excelência no Atendimento ao Cidadão


Natureza: Curso.

Modalidade: A distância.

Público Alvo:

Servidores da Receita Estadual e da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná.

Objetivos:

•      Desenvolver o exercício prático para alcançar uma administração pública participativa, transparente e organizada.

•      Estabelecer comunicação efetiva e de qualidade entre os diversos segmentos da Sefa.

Conteúdo Programático:

UNIDADE 1 - A EXCELÊNCIA E A ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

- O conceito de Excelência na Administração Pública.

- O Programa de Qualidade do Governo.

- Setor Público X Setor Privado.

- O que é uma organização.

- Mudanças organizacionais, características das organizações, melhoria de desempenho do profissional e as suas consequências no trabalho.

- Os dez mandamentos da qualidade.

- Qualidade de serviços.

- O ser humano moderno.

- Qualidade Pessoal.

UNIDADE 2 - ATENDIMENTO AO PÚBLICO

- Como Identificar, compreender e se relacionar com os seus clientes.

- A imagem institucional.

- A importância de um bom atendimento para o cliente e para a empresa.

- O perfil de um bom profissional de atendimento.

- Os processos do atendimento on-line.

UNIDADE 3 - COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

- O conceito, os processos e os personagens da comunicação.

- A comunicação efetiva e seu impacto na vida pessoal e profissional do cidadão.

- Como desenvolver as habilidades necessárias para facilitar o processo de comunicação.

- O feedback: uma ferramenta essencial no processo de comunicação e sua contribuição para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das relações interpessoais.

- Regras para a utilização do correio eletrônico.

- Linguagem corporal.

Carga Horária: 20horas.

CPT 03 - Trabalho em Equipe      


Natureza: Curso.

Modalidade: A distância.

Público Alvo:

Servidores da Receita Estadual e da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná.

Objetivos:

  • Apresentar ferramentas que propiciem o trabalho em equipe e colaborem para o alinhamento dos objetivos individuais com os da organização para o alcance dos resultados institucionais, tendo em vista o comportamento humano, os diferentes aspectos do trabalho em equipe e os relacionamentos interpessoal e intrapessoal.

Conteúdo Programático:

UNIDADE 1 – Diferenças Individuais.

- As diferenças entre as pessoas: compreensão e reconhecimento.

- A valorização das diferenças.

- As contradições das relações humanas.

- A importância da troca de conhecimentos.

- A dominância cerebral.

- Como funciona o cérebro humano?

- Auto e hetero percepção.

- O autoconhecimento para o trabalho em equipe.

- Diferenças individuais X Trabalho em equipe.

UNIDADE 2 – O que é uma equipe

- O conceito de equipe.

- A criatividade e a intuição nas atividades de grupo.

- Exercícios para o desenvolvimento da criatividade.

- Como criar diferentes estratégias para a resolução de problemas.

UNIDADE 3 – Trabalhar em equipe.

- Os tipos de conflito e sua identificação em diferentes grupos de trabalho.

- Técnicas de administração dos diversos tipos de conflito.

- O processo de negociação e sua importância na tomada de decisões conjuntas.

- Questões que envolvem o autodesenvolvimento e o crescimento profissional num grupo.

Carga Horária: 20 horas.

CPT 04 - Practitioner em PNL - Programação Neurolinguística


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo: Servidores da Sefa.

Objetivos:

Capacitar os Auditores Fiscais a utilizar-se de ferramentas poderosas da Programação Neurolinguística e aplicar conhecimentos avançados para a harmonização de sistemas.

Conteúdo Programático:

a) Realização de Metas;

b) Saber como comunicar o que quer e ouvir os quereres dos outros;

c) Usar linguagem para influenciar pensamento e ação;

d) Formular objetivos segundo critérios de boa formulação mental e linguística;

e) Clarear distorções, omissões e generalizações em modelos de mundo, as fontes dos maiores atritos e mal entendidos.

Pré-requisito:  

Atuar na área de Fiscalização, Tributação e Arrecadação Tributária

Carga Horária: 120 horas.

ÁREA - DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

DG 01 - Gestão Pública Contemporânea


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo: Gestores públicos envolvidos com a implementação de estratégias, políticas públicas e execução de projetos.

Objetivos:

  • Proporcionar fundamentos sobre a evolução e a função do Estado.
  • Ampliar a visão sobre o contexto contemporâneo de transformação do Estado e da gestão pública.
  • Desenvolver uma cultura de gestão voltada para resultados.
  • Construir uma visão estratégica sobre a gestão de pessoas no setor público.
  • Proporcionar o entendimento sobre a utilização de novas ferramentas de gestão.

Conteúdo Programático:

Fundamentos e Perspectivas da Gestão Pública

  • Visão histórica da administração pública.
  • Perspectivas da administração pública.
  • O Desafio 2016-2030.
  • Ameaças e oportunidades para o Estado.
  • O contexto brasileiro.
  • Fundamentos da administração pública.
  • Sistemas gerenciais no setor público.
  • Sistemas e a reforma do Estado.
  • Cadeias de suprimentos na administração pública.
  • Custo total de propriedade.
  • Gestão de projetos públicos.

Gestão Pública Orientada para Resultados

  • Desempenho: fundamentos e desafios.
  • Visão integrada do modelo de gestão.
  • Do planejamento à gestão estratégica.
  • Contratualização de resultados.
  • Central de resultados: construindo o sistema de monitoramento e avaliação.

Gestão de Pessoas

  • Evolução da gestão de pessoas no setor público: fundamentos e desafios.
  • Políticas de gestão de pessoas.
  • Temas contemporâneos: gestão por competências, certificação, de remuneração e recompensa.
  • Desenvolvimento de lideranças.

Gestão de Processos

  • Alinhando pessoas e processos às estratégias do órgão público.
  • Definição de processos.
  • Controle de processos.
  • Indicadores de desempenho.
  • Mapeamento de processos.
  • Redesenho (melhoria de processos).

Gestão de Projetos

  • Conceituação de projetos. Diferenciação entre gestão de projetos e gestão de processos nas organizações;
  • Fatores críticos para o sucesso de projetos em organizações. Mudanças de comportamento coletivo como base para o sucesso de projetos de Tecnologia de Gestão;
  • Fases do ciclo de vida de projetos. Indicadores de performance para avaliação dos benefícios de projetos;
  • A necessidade de gestão dos stakeholders ao longo do ciclo de vida de projetos e correspondentes estratégias;
  • Definição de escopo de projetos. Estrutura analítica de projetos como base operacional para sua gestão. Resultados.

Carga horária: 32 horas.

DG 02 - Programa de Desenvolvimento de Gestores de Tecnologia da Informação (DGTI)


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo:

Servidores públicos lotados nas áreas de modernização e informática e/ou responsável, em seu órgão de origem, pela formulação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, pela elaboração de termos de referências e projetos básicos para a contratação de serviços de tecnologia da informação (TI) e pelo gerenciamento de contratos na área.

Objetivo do Programa:

  • Desenvolver a capacidade para o planejamento integrado nos processos de aquisição e contratação de suprimentos, serviços, produtos e outros elementos relacionados à Tecnologia da Informação no contexto do programa DGTI, além de aprimorar a capacidade técnica para avaliação de propostas dessa temática e de gerenciamento de contratos de tecnologia de informação.

Estrutura do programa:

O Programa oferecido na modalidade presencial é constituído de módulos interligados e sequenciais, que devem ser realizados conforme a ordem estabelecida abaixo, não sendo possível a participação em módulos de modo avulso.

 

Cursos

Modalidade

Módulo 1: Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)

-

Presencial

Módulo 2: Planejamento de Contratação de Tecnologia da Informação (PCTI)

-

Presencial

Módulo 3: Seleção de fornecedores de tecnologia da informação (SFTI)

-

Presencial

Módulo 4: Gestão de contratos de tecnologia da informação (GCTI)

-

Presencial

 

Módulo 1: Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)

Objetivos:

  • Identificar a importância e a obrigatoriedade legal do planejamento no setor público;
  • Identificar os componentes do planejamento estratégico organizacional;
  • Compreender o impacto do planejamento estratégico organizacional na área de TI;
  • Identificar as necessidades do negócio que podem ser supridas pela TI;
  • Identificar problemas e oportunidades de TI utilizando a matriz SWOT;
  • Identificar soluções de TI utilizando a técnica 5W2H;
  • Priorizar a solução de TI em conformidade com o planejamento estratégico organizacional por meio da matriz GUT.

Conteúdo Programático:

  • Governança de TI no setor público;
  • Processo de contratação;
  • Fundamentos legais do planejamento público;
  • Modelo de referência do PDTI e seu contexto;
  • Preparação do PDTI;
  • Fase de preparação e diagnóstico;
  • Fase de planejamento;
  • Gestão e fundamentação de uma contratação.

Carga horária: 35 horas.

Módulo 2: Planejamento de Contratação de Tecnologia da Informação (PCTI)

Objetivos:

  • Relacionar a contratação às necessidades da organização priorizadas no PDTI;
  • Planejar as contratações necessárias ao atendimento do PDTI, segundo a IN 04;
  • Elaborar um TR/PB com base na IN 04;

Conteúdo Programático:

  • Fundamentação legal para as contratações de serviços de TI, principais problemas da área e sua vinculação estratégica;
  • Estrutura genérica de um processo de contratação e os recursos necessários;
  • Processo de planejamento de uma contratação de TI, os papéis e responsabilidades envolvidos e os principais requisitos legais relacionados;
  • Contratação a partir de demanda estratégica (problema de negócio/PDTI);
  • Contratação de serviços de TI medianamente complexa, utilizando os conceitos que constam da IN SLTI/MP n° 04/2008 e das orientações publicadas pela SEFTI/TCU;
  • Processo de planejamento de contratação.

Carga horária: 35 horas.

Módulo 3: Seleção de fornecedores de tecnologia da informação (SFTI)

Objetivos:

  • Manter uma boa comunicação com as áreas envolvidas no processo de seleção de fornecedores;
  • Identificar as formas de contratações para melhor atendimento às necessidades de negócio apontadas no PCTI;
  • Compreender o papel da TI no processo de seleção de fornecedores;
  • Compreender o processo licitatório;
  • Identificar os riscos envolvidos e as cautelas a serem observadas nos processos licitatórios, bem como as principais jurisprudências dos órgãos de controle;
  • Atuar em conformidade com os princípios constitucionais;
  • Conhecer o ciclo de execução orçamentário-financeira aplicados às compras e contratações de TI.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos e procedimentos que constituem o processo licitatório;
  • Riscos envolvidos e as cautelas a serem observadas nos processos licitatórios;
  • Análise da adequação da proposta aos conceitos básicos dos normativos que regem a seleção dos fornecedores de TI na administração pública;
  • Julgamento das propostas apresentadas pelos licitantes.

Carga horária: 28 horas.

Módulo 4: Gestão de contratos de tecnologia da informação (GCTI)

Objetivos:

  • Estabelecer um canal permanente de comunicação com os fornecedores;
  • Acionar o processo de execução do contrato;
  • Identificar desvios na execução contratual determinando correções e aplicando penalidades;
  • Verificar a conformidade contratual das entregas.
  • Compreender o processo de gestão contratual e as atividades relacionadas na legislação vigente;

Conteúdo Programático:

  • Fundamentação legal para as contratações de serviços de TI, os principais problemas da área e sua vinculação estratégica;
  • Processo de contratação e os recursos necessários;
  • Processo de gestão do contrato e caracterização da gestão técnica;
  • Principais aspectos de governança da gestão de contratos;
  • Principais aspectos da atividade de iniciação do contrato;
  • Iniciação do contrato;
  • Principais aspectos da atividade de encaminhamento de demandas;
  • Principais aspectos da atividade de monitoração técnica;
  • Principais aspectos da atividade de atestação técnica;
  • Principais aspectos da atividade de monitoramento administrativo;
  • Principais aspectos da atividade de tratamento de anormalidades e ajuste contratual;
  • Atividade de tratamento de anormalidades e ajuste contratual;
  • Principais aspectos da atividade de encerramento e transição contratual;
  • Encerramento e transição contratual.

Carga horária: 35 horas

 

DG 03 - Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais (PDGO)


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo: Gerentes, Chefes de Departamentos e de Grupos Setoriais pertencentes à estrutura da Secretaria de Estado da Fazenda.

Objetivo:

  • Capacitar os gestores para o exercício eficiente e efetivo de suas funções, por intermédio de conteúdos essenciais à compreensão do contexto institucional do Estado e da Administração, da gestão de processos, do planejamento estratégico organizacional, do ciclo de gestão governamental e da gestão de recursos, bem como da aplicação de conceitos e ferramentas destinados à mobilização de equipes com foco nos resultados e na criação de valor público.

Conteúdo Programático:

Módulo 1 - Administração Pública e o Contexto Institucional Contemporâneo (14 horas)

Ao final do módulo o participante será capaz de:

  • Definir o Estado e a Administração Pública, por intermédio da análise de sua evolução histórica, no que se refere às suas funções e esfera de atuação;
  • Identificar os direitos do cidadão e os deveres do Estado nas democracias modernas, considerando-se as relações público-privado e as prerrogativas do poder público;
  • Definir o papel do servidor público como agente do Estado, considerando-se as formas de investidura, os tipos de vínculos e princípios de conduta;
  • Definir os princípios norteadores da Administração Pública brasileira de acordo com o texto constitucional, considerando as implicações desses princípios na atuação dos agentes públicos;
  • Listar os poderes e deveres do administrador público com relação à Administração e à sociedade civil;
  • Apontar as principais transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e tecnológicas da contemporaneidade, que impactaram o papel e a forma de atuação do Estado e da Administração Pública no mundo e no Brasil;
  • Indicar os desafios a serem enfrentados pelo Estado e pela Administração Pública na atualidade e o papel que os gerentes operacionais poderão desempenhar no enfrentamento desses desafios.

Módulo 2 - Planejamento e Gestão Organizacional (14 horas)

Ao final do módulo o participante será capaz de:

  • Definir os principais aspectos conceituais do planejamento e da gestão estratégica;
  • Descrever as principais etapas para a estruturação do planejamento estratégico institucional;
  • Organizar os principais elementos do referencial estratégico;
  • Contribuir de forma criativa para a potencialização dos planos estratégicos e dos processos decisórios em sua organização.

Módulo 3 - Gestão de Processos (14 horas)

Ao final do módulo o participante será capaz de:

  • Reconhecer a importância e a relação da gestão de processos com a política pública de gestão do Governo Estadual;
  • Identificar as vantagens e desafios da implantação da gestão por processos;
  • Identificar o perfil necessário ao gestor e membros da equipe na implantação da gestão por processos;
  • Aplicar o método de gerenciamento de processos.

Módulo 4 - Gestão de Recursos (8 horas)

Ao final do módulo o participante será capaz de:

  • Estabelecer a relação entre a origem do Estado e a atividade financeira no setor público;
  • Identificar os fundamentos e as características do planejamento orçamentário-financeiro à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF e da Lei 4.320/64;
  • Identificar o papel da programação orçamentária para o monitoramento e execução do planejamento orçamentário à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF e da Lei 4.320/64;
  • Descrever a evolução e organização do orçamento;
  • Definir as formas de retificação do orçamento, os princípios orçamentários e a regra de ouro;
  • Definir as formas de movimentação de créditos e recursos na administração pública, além dos conceitos de despesas e receitas públicas, restos a pagar e despesas de exercícios anteriores;
  • Indicar os principais conceitos relacionados à modalidade de compras no setor público e os princípios básicos das licitações e contratações.

Módulo 5 - Gestão de Pessoas (14 horas)

Ao final do módulo o participante será capaz de:

  • Identificar os desafios e oportunidades do gestor de pessoas na Administração Pública;
  • Especificar o papel do gestor na criação do valor público;
  • Adotar atitudes que propiciam a facilitação do clima organizacional;
  • Identificar a importância do indivíduo nas equipes de trabalho;
  • Reconhecer a importância da criação de um ambiente motivador;
  • Distinguir elementos da comunicação eficaz;
  • Aplicar estratégias de negociação na gestão de conflitos;
  • Usar técnicas de estruturação, planejamento, condução e a avaliação no processo de negociação;
  • Adotar as técnicas para emitir e receber feedback;
  • Gerenciar eficazmente o processo de mudanças no contexto organizacional;
  • Reconhecer a importância no desenvolvimento da equipe;
  • Ampliar o potencial criativo para aplicação na solução de problemas e inovação.

Carga horária total: 64 horas.

DG 04- Gestão por Competências


Público-alvo:  Servidores públicos da SEFA que trabalhem na área de Gestão de Pessoas.

Objetivos

  • Analisar o processo evolutivo da adoção do modelo de gestão por competências na administração pública estadual.
  • Discutir conceitos de competências considerando suas dimensões (conhecimentos, habilidades e atitudes - CHAs) e níveis de complexidade.
  • Descrever as tipologias de competências;
  • Discutir pressupostos e propósitos do modelo de gestão por competências analisando suas relações com o modelo de gestão por resultados.
  • Analisar a aplicação do modelo de gestão por competências nos processos de planejamento de força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas, capacitação e desenvolvimento profissional e gestão do desempenho.
  • Identificar relações de interdependência entre estratégia organizacional, capacitação e desenvolvimento profissional e desempenho.
  • Planejar o mapeamento de competências e descrever métodos e técnicas de pesquisa aplicadas ao mapeamento de competências considerando o contexto organizacional.
  • Analisar o grau de implementação do modelo da gestão da capacitação por competências na administração; Identificar os principais desafios e estratégias para implementação do modelo de gestão por competências.

Conteúdo Programático:

  •  Contexto histórico e aspectos favoráveis à adoção do modelo de gestão por competência na Administração Pública.
  •  A noção de competência, dimensões da competência individual: conhecimentos, habilidades e atitudes; competências por escalas de complexidade
  •  Da competência individual à competência coletiva
  •  A competência nos diferentes níveis organizacionais
  •  Principais tipologias de competência: organizacionais e individuais
  • Interações dos modelos de gestão por competências e gestão por resultados
  • A aplicação e integração do modelo de gestão por competências nos processos de planejamento de força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas, capacitação, remuneração e gestão do desempenho
  • Relações entre estratégia organizacional, capacitação e desenvolvimento profissional e desempenho
  • Experiências exitosas na implementação do modelo de gestão por competências em diferentes processos de Gestão de Pessoas.
  • Planejamento do mapeamento de competências e descrição de métodos e técnicas considerando o contexto organizacional
  • Definição do mapeamento de competências no setor público: por processo, por posto de trabalho, por cargo/função, etc.
  • Panorama geral da implementação do modelo de gestão por competências, aplicado à capacitação, nos órgãos da Administração Pública.
  • Principais desafios e estratégias para a superação dos mesmos na implementação do modelo de gestão por competências

Carga horária: 21 horas

DG 05 - Reuniões Produtivas


Natureza: Curso.

Modalidade: A distância.

Público Alvo:

Servidores que atuam na SEFA, Receita Estadual e Delegacias.

Objetivos:

Esse curso visa proporcionar aos servidores a oportunidade de desenvolver habilidades para estruturar, conduzir e participar de reuniões produtivas, visando maior eficiência e eficácia no trabalho gerencial.

Conteúdo Programático:

  • Reuniões improdutivas.
  • Fatores que contribuem para reunião de um grupo.
  • Benefícios de uma reunião.
  • Quando fazer ou não fazer uma reunião.
  • Reuniões produtivas.
  • Fases de uma reunião.
  • Passos do planejamento.
  • A condução da reunião.
  • Avaliação da reunião.
  • Memória ou ata da reunião.
  • Figura do facilitador.
  • Liderança.
  • Ciclo do processo decisório.

Carga Horária: 20h.

 

DG 06 - Formação de Autores para Educação a Distância


Natureza: Curso.

Modalidade: A distância.

Público Alvo:

Servidores da Sefa que atuarão como autores de cursos a distância oferecidos pela Esat.

Objetivos:

  • Formar autores de conteúdos para cursos a distância
  • Discutir os principais aspectos do planejamento e produção de materiais didáticos para programas de ensino a distância.

Conteúdo Programático:

  • Introdução à educação a distância
    • Concepções de educação a distância.
    • Panorama da EAD no Brasil.
    • Legislação.
    • Modelos de EAD.
    • O cotidiano da EAD.
  • Ambientes virtuais de aprendizagem
    • Características dos ambientes virtuais de aprendizagem.
    • O ambiente virtual da Esat.
    • Recursos de exposição de conteúdos.
    • Ferramentas de interação.
  • Planejamento de materiais didáticos
    • Design Instrucional.
    • Design Instrucional na Esat.
  • O texto na EAD.
    • O texto na EAD.
    • Elaboração do texto na Esat.
  • Direitos autorais.
    • O direito autoral.

Alternativas ao direito autoral.

Carga Horária: 60 h.

 

ÁREA - FISCALIZAÇÃO

FISC 01 - Homologação do Sistema DEIM - Desembaraço Eletrônico de Importação


Natureza: Curso. 

Modalidade: Presencial. 

Público Alvo:

Auditores Fiscais, Despachantes, Supervisores e Funcionários de Recintos Alfandegados. 

Objetivos:

Propiciar aos Auditores, Despachantes e Responsáveis pelos Recintos Alfandegados o conhecimento do sistema, das rotinas disponíveis e do cálculo do ICMS nas operações de importação. 

Conteúdo Programático:

1. Introdução;

2. Apresentação geral do sistema;

3. Orientação sobre cadastro de representação;

4. Orientação prática do tratamento do ICMS da DI;

5. Orientação sobre o cadastro do funcionário do Recinto Alfandegado;

6. Orientação de entrega da mercadoria pelo Recinto Alfandegado;

7. Relatórios. 

Carga Horária: 8 horas.

 

ÁREA - INFORMÁTICA

INF 01 – Excel Avançado Aplicado ao SIAF


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo: Servidores da SEFA que atuam em rotinas de administração financeira e que necessitem aprimorar seus conhecimentos do Excel para a manipulação e tratamento das informações extraídas do SIAF.

Objetivo:

 Conhecer os fundamentos mais avançados do Excel para a manipulação e tratamento de informações extraídas do SIAFI.

Conteúdo:

Todos os módulos contarão com exercícios práticos relativos às práticas dos servidores públicos na extração e tratamento de informações coletadas dos sistemas estruturantes do Governo Estadual.

Módulo 1

Neste módulo o aluno fará uma revisão de conhecimentos básicos e aprimorará os conceitos básicos do Excel.

  •  Classificação de dados: Classificação simples e composta.
  •  Filtros de informações: Filtro para selecionar dados; Filtro avançado.
  •  Pesquisas: Pesquisar informação específica em planilha Excel.
  •  Formatação condicional: Regras; Gerenciamento de regras.
  •  Validação de dados: Configurações; e Mensagens.

Módulo 2

Neste módulo o aluno aprenderá a trabalhar com fórmulas e funções, praticando com as principais fórmulas e funções. Aprenderá também a trabalhar com subtotais.

  • Fórmulas e funções avançadas: Se, E, Ou, Somase, Cont.Se, Cont.núm,  Procv, Proch, Concatenar, Ext.texto.
  • Auditoria de fórmulas: Definir e utilizar nome de células.
  • Totais e Subtotais: Totalizações;  Inserindo subtotais.

Módulo 3

Compreensão do uso de tabelas dinâmicas. Aprenderá a importância do uso dessa funcionalidade.

  • Ferramentas de tratamento de dados do Excel: Tabela;
  • Tabela Dinâmica: Edição, Formatação e Alteração de Layout; Alteração e Atualização de Fonte de Dados; Opções de Cálculo (Soma, Média,Etc...);
  • Mostrar valores como (% do Total, Classificação, Índices, Linha Pai/Filho); Agrupamento de Datas e Valores Numéricos; Função INFODADOSTABELADINÂMICA; Campo Calculado; Segmentação de Dados;
  • Tabela Dinâmica de Várias Planilhas; Tabela Dinâmica com Fonte de Dados Externa; 

Módulo 4

Neste módulo será demonstrado os requisitos para importação e tratamento de dados de outros formatos.

  • Importando dados para o Excel: Do Access; do Word; de outras fontes; e Texto para colunas.
  • Trabalhando com importação e dados: Importação de texto; Importando Dados; Funções de Texto; Converter Texto em Tabela; Opções dos Comandos; Extraindo Mais Recursos do Ambiente; Opções Extras dos Comandos.

Carga Horária: 16 horas

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de informática, de navegação na Internet e de Excel.  Para um melhor aproveitamento é recomendado que o participante tenha acesso ao SIAF.

INF 02 - Atualização Word 2013


Natureza: Curso.

Modalidade: A  distância.

Público Alvo:

Servidores que atuam na Sefa/PR.

Objetivos:

Apresentar os benefícios que da versão 2013 do Word.

Apresentar a nova interface do Word 2013.

Apresentar os recursos especiais do Word 2013

Conteúdo Programático:

Módulo 1 - Introdução

  • Introdução ao Word 2013

Módulo 2 - Leiaute inicial

  • Localizar e selecionar um modelo.
  • Navegar por um documento.
  • Escolher temas e leiautes de páginas.
  • Usar tabelas.
  • Criar colunas, cabeçalhos e rodapés.
  • Importar artigos.
  • Inserir imagens.
  • Salvar Layout inicial.

Módulo 3 - Analisar e revisar conteúdo

  • Métodos de navegação avançada.
  • Revisões de documento.
  • Análise e revisão de conteúdo.

Módulo 4 - Leiaute final

  • Formatar parágrafos e espaçamento de linhas.
  • Modificar tabelas.
  • Controlar fluxo de conteúdo e plano de fundo.
  • Trabalhar com vídeos.
  • Trabalhar com referências.
  • Usar sumário.

 Módulo 5 – Produção de documento

  • Proteção de documentos.
  • Impressão de documentos.

Carga Horária: 20horas.

INF 03 - Atualização Excel 2013


Natureza: Curso.

Modalidade: A distância.

Público Alvo:

Servidores que atuam na Sefa

Objetivos:

Apresentar os benefícios da versão 2013 do Excel.

Apresentar a nova interface do Excel 2013.

Apresentar os recursos especiais do Excel 2013.

Conteúdo Programático:

Módulo 01 - INTRODUÇÃO

  • Guia de Introdução

Módulo 02 - CRIAR E PERSONALIZAR UMA PASTA DE TRABALHO DE RELATÓRIO DE DESPESAS

  • Introdução às planilhas e pastas de trabalho
  • Navegar pelas planilhas e pastas de trabalho

Módulo 03 - PERSONALIZAR A PASTA DE TRABALHO

  • Formatar planilhas e pastas de trabalho
  • Personalizar opções de exibição
  • Formatar células e intervalos

Módulo 04 - COMPARTILHAR E SALVAR UMA PASTA DE TRABALHO

  • Compreender as opções Imprimir, Exportar e Compartilhar
  • Salvar em um local online

Módulo 05 - TRABALHAR COM DADOS

  • Inserir dados em células e intervalos
  • Ordenar e agrupar células e intervalos
  • Usar células, intervalos e referências em fórmulas e funções
  • Trabalhar com dados: verificação de conhecimento
  • Resumir dados com funções
  • Usar a lógica condicional em funções
  • Formatar e modificar texto usando funções

Módulo 06 - USAR TABELAS PARA ORGANIZAR DADOS

  • Criar tabelas
  • Modificar tabelas
  • Filtrar e classificar tabelas

Módulo 07 - REPRESENTAR DADOS VISUALMENTE

  • Criar gráficos
  • Formatar gráficos
  • Inserir e formatar objetos

Carga Horária: 20horas.

INF 04 - Atualização Powerpoint 2013


Natureza: Curso.

Modalidade: A distância.

Público Alvo:

Servidores que atuam na Sefa.

Objetivos:

Apresentar os benefícios da versão 2013 do PowerPoint.

Apresentar a nova interface do PowerPoint 2013.

Apresentar os recursos especiais do PowerPoint 2013

Conteúdo Programático:

Layout do álbum de fotos

  • Tela inicial do PowerPoint 2013
  • Modelos do PowerPoint
  • Trabalhar com temas
  • Trabalhar com planos de fundo

Importar e modificar fotos

  • Usar layouts
  • Trabalhar com fotos
  • Modificar fotos
  • Usar mídia

Editar o álbum de fotos

  • Gerenciar slides
  • Trabalhar com elementos do slide
  • Trabalhar com estilos
  • Usar formas
  • Usar animações
  • Usar transições
  • Trabalhar com WordArt

Ensaiar e apresentar uma apresentação de slides

  • Preparar para apresentar uma apresentação de slides
  • Distribuir uma apresentação de slides
  • Preparar uma apresentação de slides para distribuição

Layout do treinamento

  • Introdução aos slides mestre
  • Configurar elementos globais

Adicionar conteúdo

  • Trabalhar com conteúdo de texto
  • Trabalhar com tabelas
  • Trabalhar com gráficos
  • Trabalhar com SmartArt
  • Gerenciar conteúdo

Revisar e publicar uma apresentação de slides

  • Gerenciar revisões
  • Usar opções de revisão e impressão

 

Distribuir apresentações

  • Tour pelos métodos de distribuição
  • Proteger uma apresentação de slides

Carga Horária: 20horas.

INF 05 - Atualização Access 2013


Natureza: Curso.

Modalidade: A distância.

Público Alvo:

Servidores que atuam na Sefa.

Objetivos:

Apresentar os benefícios da versão 2013 do Access.

Apresentar a nova interface do Access 2013.

Apresentar os recursos especiais do Access 2013

Conteúdo Programático:

Módulo 01 - INTRODUÇÃO AO CURSO

  • Guia de Introdução 

Módulo 02 - INTRODUÇÃO AO ACCESS 2013

  • Entrada de dados
  • Consultando o banco de dados

Módulo 03 - PERSONALIZANDO BANCO DE DADOS

  • Criando bancos de dados personalizados
  • Adicionando tabelas ao banco de dados
  • Conectando dados
  • Consultas de Banco de Dados

Módulo 04 - FORMULÁRIOS E RELATÓRIOS

  • Criando formulários
  • Criando relatórios

Módulo 05 - ARMAZENAMENTO DE BANCO DE DADOS

  • Armazenamento do Access
  • Divisão de banco de dados
  • Analisando o banco de dados

Carga Horária: 20horas.

INF 06 - Treinamento em Microstrategy


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo:

Auditores fiscais que utilizarão as novas ferramentas transacionais e analíticas adquiridas.

Objetivos:

Fornecer aos auditores fiscais os conhecimentos necessários para utilização adequada das novas ferramentas e infraestrutura tecnológica recentemente adquirida pela CRE.

Dotar a organização de maior eficiência em suas atividades operacionais e na tomada de decisão, através do aproveitamento integral do uso das novas tecnologias.

Conteúdo Programático:

Microstrategy - Documentos e Dashboards

Recomendações para a criação de documentos

Visualização

As visualizações disponíveis para Microstrategy Web e Desktop

Os modos de visualização disponíveis somente para Microstrategy Web

Exportação de Documentos

Métodos de Criação de Documentos

Editor de Documentos

Seções do Documento

Documentos Básicos

Técnicas Úteis

Link no Documento:

- para uma página na web;

- para especifico relatório ou documento;

- para uma caixa de texto dinâmico;

- para simulação de um Drill

Criar um dashboard

Criar um widgets

Pré-requisito:  

Atuar na área de Fiscalização, Tributação e Arrecadação Tributária.

Carga Horária: 16horas.

INF 07 - Manipulação de Dados da NF-e e EFD


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo:

Auditores fiscais.

Objetivos:

Ofertar aos auditores fiscais o conhecimento necessário sobre NF-e e EFD, permitindo-lhes a correta prospecção dos dados necessários para a adequada realização das tarefas de sua competência.

Conteúdo Programático:

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital; características dos projetos NF-e e EFD; abordagem do uso dos dados em formato digital.

Obtenção e formato dos Dados

Rotina de obtenção dos dados no ReceitaPR; opções das fontes de informações; leiaute dos dados; especificações dos campos.

Manipulação dos dados

Auditoria fiscal utilizando tratamento de dados no Access, compreendendo importação dos dados no Access 2.0, consultas e emissão de relatórios.

Pré-requisito:  

Atuar na área de Fiscalização, Tributação e Arrecadação Tributária.

Carga Horária: 8 horas.

INF 08 - Microstrategy - Documentos e Dashboards


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo:

Auditores fiscais que utilizarão as novas ferramentas transacionais e analíticas adquiridas.

Objetivos: Fornecer aos participantes os conhecimentos necessários para utilização adequada das novas ferramentas e infra-estrutura tecnológica recentemente adquirida pela CRE. 
Dotar a organização de maior eficiência em suas atividades operacionais e na tomada de decisão, através do aproveitamento integral do uso das novas tecnologias.

Conteúdo Programático: Recomendações para a criação de documentos. 
Visualização: 
As visualizações disponíveis para Microstrategy Web e Desktop; 
Os modos de visualização disponíveis somente para Microstrategy Web. 
Exportação de Documentos. 
Métodos de Criação de Documentos. 
Editor de Documentos. 
Seções do Documento. 
Documentos Básicos. 
Técnicas Úteis. 
Link no Documento para uma página na web, para especifico relatório ou documento, para uma caixa de texto dinâmico para simulação de um Drill. 
Criar um dashboard. 
Criar um widgets

Pré-requisito:   Atuar na área de Fiscalização, Tributação e Arrecadação Tributária.

Carga Horária:  16horas.

 

INF 09 - Microstrategy - Desenvolvedor.


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo:

Auditores fiscais que utilizarão as novas ferramentas transacionais e analíticas adquiridas.

Objetivos:

Fornecer aos participantes os conhecimentos necessários para utilização adequada das novas ferramentas e infra-estrutura tecnológica recentemente adquirida pela CRE. 
Dotar a organização de maior eficiência em suas atividades operacionais e na tomada de decisão, através do aproveitamento integral do uso das novas tecnologias.

Conteúdo Programático:

Métricas Avançadas 
Nível de Métricas 
Métricas não Agregáveis 
Métricas de Transformação 
Métricas Condicionais 
Métricas Aninhadas 
Funções Avançadas 
Subtotais Avançados 
Filtros Avançados 
Filtragem atributo de atributo 
Lista de elemento comuns 
Datas dinâmicas 
Importar elementos de filtro 
Passagem de Funções 
Conjuntos de Qualificações: Métricas de Qualificação 
Conjuntos de Qualificações: Filtros de Relacionamento 
Consolidações e Grupos Customizados 
Consolidações 
Grupos Customizados 
Prompts Avançados 
Uso de prompts 
Exemplos de uso de prompts 
Drill Maps 
Penetração (drilling) 
Criando e Customizando Drill Maps 
Opções de Dados de Relatórios 
Cálculos 
Exibição 
Opções Gerais 
Formação de Relatórios 
Análise de dados de Relatórios 
Respondendo questões sobre dados 
Respondendo Prompts 
Construindo objetos de consultas

Pré-requisito:  

Atuar na área de Fiscalização, Tributação e Arrecadação Tributária.

Carga Horária: 20 horas.

INF 10 - Treinamento Microsoft - Sharepoint e Projectserver


Natureza: Capacitação.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo:

Auditores Fiscais

Objetivos:

Fornecer aos auditores fiscais os conhecimentos necessários para utilização adequada das novas ferramentas e infraestrutura tecnológica recentemente adquirida pela CRE. 
Dotar a organização de maior eficiência em suas atividades operacionais, através do aproveitamento integral do uso das novas tecnologias.

Conteúdo Programático:

Infraestrutura SharePoint e Project 
Administração Sharepoint 2013 
Administração Project Server 2013 
Power User SharePoint 2013 
Power User Project Server 2013 
Usuários finais Project - Gerente de Projetos; Integrantes de equipes 
SharePoint BI

Pré-requisito:  

Atuar na área de Fiscalização, Tributação e Arrecadação Tributária.

Carga Horária: 8 horas.

ÁREA - ORÇAMENTO E FINANÇAS

FIN 01 – Orçamento Público


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo: Servidores públicos que atuem em rotinas de administração orçamentária e financeira.

Objetivos:

  • Identificar os marcos legais e teorias introdutórias referentes ao orçamento público, como: o processo orçamentário, os princípios orçamentários e as técnicas orçamentárias
  • Compreender o conceito e reconhecer as classificações de receitas públicas
  • Delinear o processo de acompanhamento orçamentário e fiscal
  • Destacar a utilização das classificações orçamentárias
  • Diagnosticar a estrutura e o funcionamento do sistema de elaboração orçamentária, identificando os aspectos legais da elaboração da proposta orçamentária
  • Destacar a metodologia para melhoria da qualidade do gasto público.

Conteúdo Programático

  • Introdução ao Orçamento Público
  • Receita Orçamentária
  • Acompanhamento Fiscal e Orçamentário
  • Classificação da Despesa Orçamentária
  • Elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual - LOA
  • Alterações Orçamentárias
  • Qualidade do Gasto.

Carga horária: 35 horas

 

FIN 02 - Administração Orçamentária e Financeira


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo: Gestores públicos ou técnicos ligados às áreas de planejamento governamental, políticas públicas, orçamento e finanças governamentais.

Objetivos:

  • Compreender os fundamentos e os princípios que nortearam a formulação e implementação do atual arcabouço institucional e das práticas de gestão das finanças públicas no Brasil
  • Reconhecer os principais instrumentos adotados no ciclo de gestão dos recursos públicos: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Orçamentária Anual – LOA e Programação Financeira Anual
  • Entender as principais definições e classificações relacionadas com receita e despesa públicas
  • Identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização
  • Diferenciar crédito de recurso
  • Identificar os principais requisitos legais para a geração da receita e da despesa pública.
  • Compreender o papel da programação financeira na prevenção dos riscos fiscais e os diversos mecanismos de ajuste e prevenção de desequilíbrios na execução orçamentária e financeira, adotados ao longo da história das finanças públicas brasileiras.

Conteúdo Programático:

Módulo 1 – Tópicos de Finanças Públicas e Planejamento

Sistemas Organizacionais e Estruturadores do Governo: Sistema de Planejamento e Orçamento; Sistema de Administração Financeira; Sistema de Contabilidade; Sistema de Controle Interno do Poder Executivo.  

Módulo 2 – Plano Plurianual

A Sistemática do Plano Plurianual, sua estrutura, base legal e objetivos; Conteúdo do PPA, sua elaboração e a estrutura programática; Desafios da Implementação do PPA.  Elaboração e Gestão do Plano Plurianual:  Princípios e modelo de gestão do PPA; Elaboração e estrutura do PPA; Monitoramento; Avaliação; Revisão.

Módulo 3 – Lei de Diretrizes Orçamentárias

Competências da LDO; O Papel Intermediário entre Plano e Orçamento; Competências Constitucionais e Previstas na LRF; Anexo de Metas Fiscais; Anexo de Riscos Fiscais.

Módulo 4 – Orçamento e Lei Orçamentária Anual

Lei Orçamentária Anual (LOA): Fundamentos e Evolução do Orçamento Público; Objetivos da Política Orçamentária e Funções do Orçamento Público; Princípios Orçamentários; Organização dos Orçamentos; A Relação da LOA com o PPA e a LDO; Emendas Parlamentares e Créditos Adicionais. Elaboração da Lei Orçamentária Anual: Os Planos Orçamentários – PO; Revisão das Ações Orçamentárias; Etapas do Processo de Elaboração Orçamentária; Estrutura Programática; Cadastro de Programas e Ações Orçamentárias; Fluxo do Processo de Elaboração da Proposta Orçamentária; Proposta Setorial.

 Módulo 5 – Receita Orçamentária

Conceito e Definições; Classificações Orçamentárias da Receita; Estágios da Receita; Reconhecimento da Receita Orçamentária; Deduções da Receita Orçamentária; Dívida Ativa.

Módulo 6 – Despesa Orçamentária

Despesa: Caracterização da Despesa; Transferência de Recursos Públicos para o Setor Privado e outras Entidades; Classificações da Despesa Orçamentária; Etapas de Execução da Despesa; Sanções em Caso de Desrespeito ao Ordenamento Institucional; Reconhecimento da Despesa Orçamentária; Reconhecimento da Despesa sob o Enfoque Patrimonial x Legalidade da Despesa.  Encerramento do Exercício e Restos a Pagar: Fundamentos; Definição de Restos a Pagar; Inscrição em Restos a Pagar em Final de Mandato; Observância da Ordem Cronológica dos Pagamentos; Valor da Despesa Inscrita em Restos a Pagar; Cancelamento de Restos a Pagar; Vigência dos Restos a Pagar; Prescrição de Restos a Pagar; Orientações para Início de Nova Administração; Experiência Internacional - Distintos Modelos de Restos a Pagar ou “Carry Over”; Despesas de Exercícios Anteriores; Superávits Financeiros de Exercícios Anteriores.

Módulo 7 – Programação e Execução Financeira

Programação Financeira Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF; Elaboração, Acompanhamento e Ajustes da Programação Anual; Programação Financeira, Passo a Passo; Limitação de Empenho; Programação de Desembolsos Mensais; Acompanhamento e Ajustes Bimestrais; Contingenciamentos e outros Mecanismos de Ajuste Orçamentário; Movimentação de Créditos e Recursos Financeiros. Programação da Execução Orçamentária e FinanceiraAspectos Gerais da Programação Financeira; O Sistema de Programação Financeira do Governo; O Processo de Programação Financeira no Governo; Liberação de Recursos; Observações Importantes sobre a Programação Financeira; Impactos sobre o Volume dos Restos a Pagar (Metodologia do Governo Estadual); Impacto de Acumulação de Caixa; Contingenciamento de Despesas e Orçamento Impositivo.

Pré-requisito: Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas.

Carga Horária: 40 horas

FIN 03 - Retenção de PIS/COFINS, IR, CSLL, ISS E INSS.


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo:

Agentes Fazendários.

Objetivos:

Proporcionar capacitação aos servidores que atuam nos Grupos Financeiros Setoriais (GFS) sob a coordenação da Cafe/Sefa, no intuito de preparar os participantes para reter e recolher os tributos com segurança, observando as modalidades de serviços sujeitos à retenção de acordo com a legislação em vigor.

Conteúdo Programático:

RETENÇÃO DE IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS (ISS) 
Fato gerador; 
Contribuinte responsável; 
Retenção do ISS na fonte: hipóteses; 
Local da prestação para fins de recolhimento; 
Não incidência; 
Retenções de empresas optantes do Simples Nacional. 

QUESTÕES PRÁTICAS SOBRE A RETENÇÃO DO ISS 
Serviços que sofrem tributação do ISS; 
Impostos incidentes sobre a prestação de serviços com revenda de mercadoria associada; 
Aspectos sobre o fato gerador do ISS na contratação de serviços; 
Em que casos ocorre a duplicidade de pagamento do ISS; 
Identificação do local onde o serviço é prestado é relevante para o recolhimento do ISS. 
Exigências dos municípios para realização de cadastro de prestadores de serviços estabelecidos em local diverso do seu território; 
A incidência na base de cálculo sobre os materiais empregados numa obra de construção civil; 
Aspectos sobre a cumulatividade; 
Acordos entre prestador e tomador, aspectos sobre a aplicabilidade da substituição tributária; 
O recolhimento pelo prestador poderia eximir a responsabilidade do tomador; 
Incidência de retenção no caso do Simples Nacional; 
Existência do valor mínimo a reter; 
Menção da retenção no documento fiscal. 

RETENÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES PIS-PASEP/COFINS/CSLL 
Obrigatoriedade de retenção das contribuições; 
Serviços sujeitos à retenção pela Lei n. 10.833/03; 
Conceitos utilizados; 
Casos de dispensa de retenção; 
Análise da lista dos serviços sujeitos à retenção; 
Empresas dispensadas de realizar ou sofrer a retenção; 
Percentual de retenção; 
Desdobramento das alíquotas; 
Procedimentos na emissão da nota fiscal; 
Compensação dos valores retidos; 
Pessoa jurídica amparada por medida judicial; 
Como aplicar o limite de R$ 5.000,00 para a dispensa de retenção; 
Prazo e forma de recolhimento; 
Tratamento dos valores retidos; 
Informações na Dirf; 
Tratamento no preenchimento da DCTF e da Dcomp; 
Comprovante anual de retenção das contribuições; 
Questões mais frequentes. 

RETENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA (IRPF) 
Obrigatoriedade de retenção do imposto de renda; 
Serviços profissionais; 
Serviços de limpeza, conservação, segurança, vigilância e locação de mão-de-obra; 
Comissões, propaganda e publicidade; 
Pagamentos a cooperativas do trabalho; 
Procedimentos para o recolhimento; 
Limite para dispensa de retenção; 
Tratamento do preenchimento da DCTF e da Dcomp; 
Prazo e forma de recolhimento; 
Informações na Dirf; 
Questões mais frequentes. 

RETENÇÃO NA FONTE DE IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÕES 
Serviços sujeitos a retenção na fonte de imposto de renda e contribuições; 
Implicações pela falta de destaque no documento fiscal; 
Fatos geradores das retenções na fonte de imposto de renda e contribuições; 
Períodos de apuração a ser considerados para fins de retenção na fonte de imposto de renda e contribuições; 
Limites de dispensa de retenção na fonte de imposto de renda e contribuições 
Penalidades pela omissão das retenções quando devidas; 
Tratamento a ser dado às retenções na fonte; 
Retenção de 11% sobre o valor da prestação dos serviços: cessão de mão-de-obra e/ou empreitada 
Obrigatoriedade; 
Atividades sujeitas à retenção, cessão e empreitada de mão-de-obra; 
Retenção e recolhimento pela contratante dos serviços: procedimentos; 
Dispensa da retenção; 
Empresa optante pelo Simples; 
Apuração da base de cálculo da retenção, deduções permitidas; 
Cooperativas de trabalho; 
Obrigações da empresa contratada; 
Obrigações da empresa contratante; 
Acréscimo no percentual de retenção quando da exposição dos trabalhadores e agentes nocivos; 
Compensação ou restituição da retenção sofrida; 
Serviços em que não se aplica o instituto da retenção. 

CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS 
Contratação de profissionais autônomos 

Responsabilidade pelo recolhimento, retenção pelo tomador de serviços; 
Cooperativa de trabalho; 
Observância do limite máximo de contribuição; 
Obrigações; 
Observações gerais.

 

Carga Horária: 20 horas.

 

ÁREA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PE 01 - Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional


Natureza: Curso

Modalidade: Presencial

Público-alvo:  Gerentes, líderes ou coordenadores de projetos.

Objetivos:

  • Compreender a evolução do conceito de visão estratégica;
  • Compreender o que são indicadores.
  • Conhecer os principais atributos de um sistema de medição de desempenho institucional.
  • Conhecer a classificação de indicadores de desempenho institucional.
  • Compreender os instrumentos para elaboração de indicadores de desempenho institucional.
  • Conhecer os fundamentos que permitem melhor gerenciamento sistema de medição.
  • Aplicar e discutir a utilização do referencial conceitual na implementação, acompanhamento e avaliação de programas.
  • Construir um sistema de Medição de Desempenho.

Conteúdo Programático:

  • Visão geral sobre dados, informações e indicadores;
  • Indicadores de desempenho institucional;
  •  Atributos de um sistema de medicação;
  • Classificação de Indicadores nos níveis: hierárquico, tema, dimensões ou perspectivas    e posicionamento na cadeia de valor;
  • Indicadores de esforço e de resultado;
  • Construção de um sistema de Medição de Desempenho;
  • Como estabelecer Metas;
  • Como interpretar os resultados dos indicadores.

Carga horária: 35 horas.

 

PE 02 - Elaboração de Projetos


Natureza: Curso

Modalidade: Presencial

Público-alvo: Gerentes, coordenadores ou técnicos lotados na SEFA que trabalham no desenvolvimento de projetos.

Objetivos:

  • Identificar os conceitos envolvidos na elaboração de projetos;
  • Diferenciar as principais abordagens metodológicas em elaboração de projetos;
  • Organizar o plano do projeto conforme as recomendações técnicas de elaboração e gerenciamento de projetos;
  • Delinear requisitos para coordenação integrada de pessoas e recursos necessários a execução dos projetos de forma a garantir a qualidade das entregas;
  • Utilizar o monitoramento e controle de projetos em situações adversas;
  • Identificar as atividades relacionadas ao encerramento do projeto

Conteúdo Programático:

  • Conceitos Gerais e históricos sobre projetos;
  • Elaboração e Gerenciamento de Projetos;
  • Seleção de Projetos;
  • Área de Conhecimento: Integração;
  • Área de Conhecimento: Escopo;
  • Área de Conhecimento: Tempo;
  • Área de Conhecimento: Custos;
  • Área de Conhecimento: Comunicações;
  • Área de Conhecimento: Riscos;
  • Área de Conhecimento: Aquisições.

Carga horária: 35 horas.

 

PE 03 - Gerenciamento de Projetos


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público-alvo: Gerentes, líderes ou coordenadores de projetos no setor público ou servidores públicos da SEFA integrantes de equipes que trabalhem com a gestão de projetos.

Objetivos:

  • Identificar os conceitos envolvidos na gestão de projetos.
  • Diferenciar as principais abordagens metodológicas em gestão de projetos.
  • Organizar o plano do projeto conforme as recomendações técnicas de gerenciamento de projetos.
  • Delinear requisitos para coordenação integrada de pessoas e recursos necessários a execução dos projetos de forma a garantir a qualidade das entregas.
  • Utilizar o monitoramento e controle de projetos em situações adversas.
  • Identificar as atividades relacionadas ao encerramento do projeto.

Conteúdo Programático:

  • Fundamentos Básicos
  • Diagnóstico
  • Estruturação Estratégica do Projeto
  • Estruturação Operacional do Projeto
  • Gestão por Resultados

Carga horária: 35 horas.

 

PE 04 - Gestão de Projetos


Natureza: Curso.

Modalidade: A distância.

Público Alvo:

Servidores que atuam na Sefa interessados em aprender conceitos básicos de elaboração e gerenciamento de projetos em organizações públicas.

Objetivos:

Capacitar servidores em conceitos básicos de elaboração e gerenciamento de projetos.        

Conteúdo Programático:

Módulo 01 – Contextualização.

1.1 - História do gerenciamento de projetos.

1.2 - Fontes relevantes de conhecimento sobre gerenciamento de projetos.

1.3 - O que é projeto.

1.4 - O que é operação.

1.5 - Diferenças entre projetos e operações.

1.6 - Gerenciamento de Projetos.

1.7 - O que é um programa.

1.8 - O que é um portfólio.

1.9 - Relacionamento entre projeto, programa e portfólio.

Módulo 02 – Conceitos Básicos.

2.1 - Partes interessadas.

2.2 - Competências necessárias ao gerente de projetos.

2.3 - Estilos de gerência.

2.4 - Estrutura organizacional.

2.5 - Escritório de gerenciamento de projetos.

2.6 - Áreas de conhecimento.

2.7 - Grupos de processos de gerenciamento de projetos.

2.8 - Áreas de conhecimento e grupos de processos.

2.9 - Ciclo de vida de um projeto.

2.10 - Fases do projeto.

2.11 - Metodologias.

2.12 - Ferramentas.

Módulo 03 – Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos.

3.1 - Grupo de processo de Iniciação.

3.2 - Grupo de processo de Planejamento.

3.3 - Grupo de processo de Execução.

3.4 - Grupo de processo de Monitoramento e Controle.

3.5 - Grupo de processo de Encerramento.

Carga Horária: 24horas.

PE 05 - Gestão da Estratégia com o uso do BSC


Natureza: Curso

Modalidade: Presencial

Público-alvo:  Gerentes, coordenadores ou técnicos lotados na SEFA que trabalham no desenvolvimento de projetos.

Objetivos:    

  • Identificar a importância do planejamento estratégico nas organizações públicas
  • Caracterizar os elementos constitutivos do planejamento estratégico nas organizações públicas
  • Identificar os aspectos relevantes para a implementação do planejamento estratégico

Conteúdo Programático:

Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas:

  • O Ciclo de Planejamento do Governo Estadual;
  • A Missão, Visão e Valores;
  • Análise Estratégica do Ambiente Interno e Externo;
  • Mapa Estratégico;
  • Indicadores e Metas Estratégicas;
  • Projetos Estratégicos e Planos de Ação.

Implementação do Planejamento Estratégico:

  • Planejamento Estratégico no cotidiano das Organizações Públicas
  • Os desafios da implementação do Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas
  • Planejamento Estratégico e a Mudança Organizacional
  • Fórum de Discussão.

Carga horária: 28 horas

PE 06 - Gestão da Estratégia com o Uso do Bsc


Natureza: Curso.

Modalidade: A distância.

Público Alvo:

Servidores que atuam na Sefa interessados em aprender fundamentos do planejamento e de sua gestão em organizações públicas

Objetivos:

  • Capacitar servidores para a elaboração, implementação, monitoramento e avaliação do planejamento estratégico organizacional, considerando a Análise SWOT, os fundamentos do Método Balanced Scorecard e a elaboração e acompanhamento dos indicadores e metas.

Conteúdo Programático:

1.Contexto do Planejamento Estratégico.

1.1. Evolução do Planejamento nas Organizações.

1.2 Planejamento em um Contexto de Mudanças.

1.2.1 Mudança Organizacional na Administração Pública.

1.2.2 Fatores de Resistência a Mudanças.

1.2.3 Gerenciando a Mudança.

2.Fundamentos do Planejamento Estratégico.

2.1. O que é o Pensamento Estratégico?

2.2. Por que planejar?

2.3. Porém, o que é Planejamento?

2.4. O que é Estratégia?

2.5. A Gestão Estratégica como Princípio.

2.6. Mas, o que é um Plano Estratégico?

3. O Método Balanced Scorecard (BSC).

3.1. As Perspectivas de Desempenho do BSC.

3.2. Benefícios da utilização do BSC.

3.3. Potencialidades: A Organização Orientada à Estratégia.

4. Etapas do Planejamento Estratégico.

4.1 Construção de Premissas ou Fundamentos.

4.1.1. Leitura da Organização.

4.1.2. Mobilização das Lideranças.

4.1.3. Missão.

4.1.4. Valores.

4.1.5. Diagnóstico Estratégico / Organizacional.

4.2.Grandes Escolhas.

4.2.1. Visão.

4.2.2. Objetivos Estratégicos.

4.2.3. O Mapa Estratégico.

4.3 Elaboração do Plano Estratégico.

4.3.1 Indicadores do Painel de Gestão.

4.3.2 Projetos Estratégicos.

4.3.3 Alocação de Recursos e Divulgação

Carga Horária: 20horas.

ÁREA - TRIBUTÁRIA

TRIB 01 - Descrição do Auto de Infração e Documentos Probatórios


Natureza: Curso.

Modalidade: treinamento.

Público Alvo:

Auditores Fiscais.

Objetivos:

Propiciar aos auditores fiscais o conhecimento dos problemas enfrentados na Delegacia de Julgamento para decisões em processos tributários que apresentam deficiência na descrição da infração averiguada e ausência de provas. Ao mesmo tempo permitir o trabalho conjunto envolvendo auditores, delegacias regionais e a Delegacia de Julgamento, na busca de soluções efetivas para estes problemas.

Enfatizar a importância no alcance da maior qualidade no trabalho que é executado, de forma a viabilizar a rapidez do julgamento, aumentando a confiabilidade do sujeito passivo, reduzindo a necessidade de diligências em todas as instâncias administrativas e melhorando o nível de clareza processual.

Conteúdo Programático:

1.Introdução.

2.Explicação da metodologia aplicada e dos resultados esperados.

3.Lavratura do auto de infração.

4.Instrução processual.

Pré-requisito:  

Atuar na área de Fiscalização, Tributação e Arrecadação Tributária.

Carga Horária: 3h30min

TRIB 02 - Simples Nacional para Formação de Facilitadores


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo:

Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná 

Objetivos:

Transmitir conhecimentos sobre os procedimentos de exclusão do Simples Nacional, do Sistema Eletrônico Único de Fiscalização e sobre o Contencioso do Simples Nacional - SEFISC aos auditores fiscais selecionados para atuar como facilitadores em suas regionais, a fim de atingir o maior número de auditores fiscais para atuarem junto ao Simples Nacional.

Conteúdo Programático:

Transmitir conceitos básicos da legislação aplicável à exclusão e fiscalização;

Apresentar SEFISC (acesso, funcionalidades e perfis);

Ministrar exercícios práticos com cenários exemplificativos de ocorrências de irregularidades. NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO

Lei Complementar n° 123/2006;

Resoluções CGSN n° 05/2007; 15/2007; 30/2008; 51/2008 e 94/2011;

Lei Estadual n° 15.562/2007;

RICMS/PR - Anexo VIII;

NPF n° 32/2011.

DO PROCESSO DE EXCLUSÃO

Lei Complementar n° 123/2006 - art. 28 a 32;

Resolução CGSN n° 94/2011 - art. 73 a 76;

NPF n° 32/2011 - item 9 a 12;

Rito processual da exclusão;

Cancelamento do termo de exclusão por decisão de 1ª ou 2ª instâncias;

Impugnação e recurso.

DA FISCALIZAÇÃO E DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES

Lei Complementar n° 123/2006 - arts. 33 a 38;

Resolução CGSN n° 94/2011 - arts. 76 a 90;

Da verificação fiscal, apuração de irregularidades e comprovação documental;

Lançamento do crédito tributário e instrução processual.

EXERCÍCIOS PRÁTICOS

Utilização de cenários de situações práticas apuradas em auditoria fiscal nas empresas optantes pelo Simples Nacional, mediante: preenchimento de relatório de fiscalização; elaboração de demonstrativos; seleção das provas; identificação das infrações e das penalidades; lavratura do Termo de Exclusão e/ou AINF, nas seguintes hipóteses:

Eventos de exclusão do regime;

Omissão de receitas;

Segregação incorreta da Receita Bruta;

Apropriação da receita bruta para estabelecimento diverso da efetiva venda;

Apuração de tributos em empresa que ultrapassou o limite máximo no ano de 2011;

Apuração de tributos em empresa em início de atividade, com receita total superior a 20%;

Outros cenários.

Pré-requisito:  

Atuar na área de Fiscalização, Tributação e Arrecadação Tributária.

Possuir certificado digital válido;

Ter conhecimento básico sobre a legislação e procedimentos do Simples Nacional;

Manter perfil de multiplicador.

Carga Horária: 32horas.

TRIB 03 - Substituição Tributária


Natureza: Curso.

Modalidade: Presencial.

Público Alvo:

Atendentes do SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Objetivos:

Esclarecer dúvidas relacionadas à substituição tributária com o fim de facilitar e melhorar o atendimento prestado pelos atendentes do SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Conteúdo Programático:

1. O que é Substituição Tributária. 
2. O porquê da Substituição Tributária em alguns produtos. 
3. Em que momento a substituição tributária se faz necessária. 
4. O que é MVA: conceito, legislação, fórmula. 
5. Obrigatoriedade da inscrição estadual de substituto tributário. 
6. Recolhimento de ICMS da substituição tributária: para qual Estado recolher, código da receita, guias de pagamento. 
7. Tipos de inscrição estadual de substituto tributário . 
8. Obrigações acessórias: entrega de GIA Normal e GIA ST . 
9. Alteração cadastral da inscrição estadual de substituto tributário Principal e Especial. 
10. Baixa da inscrição estadual de substituto tributário. 
11. Legislação do ICMS no Paraná sobre a substituição tributária.

Carga Horária: 2hrs30min

Última atualização: quarta, 14 Out 2015, 15:59